quinta-feira, 29 de abril de 2010

Casamento à Japonesa

Quando pensamos em cultura japonesa já nos vem a cabeça os famosos desenhos animes, a vestimenta rica em cores, e a delicadeza dos objetos e decoração, não é mesmo?

No casamento japonês estes estereótipos são concretizados. A cerimônia é cheia de tradição, a decoração parece que foi toda feita à mão e a noiva... parece uma boneca.

As cerimônias no Japão costumam ser sofisticadas, e os convidados não podem cometer gafes com a etiqueta. Os homens sempre de terno preto com camisa branca, e as mulheres de vestido de gala ou quimono.

Um site especializado na cultura japonesa conta que é costume os convidados levarem os presentes embrulhados numa trouxa chamada hikidemono.

Depois da cerimônia os noivos trocam votos, assim como no Brasil, já as famílias ficam frente a frente e se olham.

Após a troca de alianças, os noivos fazem uma oferta aos deuses, sobre a cabeça dos noivos é abanado um galho de uma planta sagrada. Logo depois é feito o ritial do sake, onde o casal deve beber e pousar a vasilha ao mesmo tempo na mesa, eles acreditam que assim um não morra antes do outro.

A noiva troca de roupa várias vezes durante a celebração, o que faz os fotógrafos terem muito serviço e o álbum fique repleto. Assim como a noiva, o noivo também se troca várias vezes.

Esses são apenas alguns dos rituais do casamento japonês, mas vale a pena saber mais, e se encantar com esta cultura cheia de significados.

Imagens: cultura-japonesa.blogspot.com

Um comentário:

  1. Adorei ler tudo isso! Sou casada com um mestiço e minha sogra é japonesa legítima!rsrsrs
    Um gde beijo
    Amandica
    www.amandicaindica.blogspot.com

    ResponderExcluir